Renato Kramer

Neurose de Juliana é conduzida de forma intensa, angustiada e verossímil em 'Em Família'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No capítulo desta quarta-feira (16) de "Em Família" (Globo), a jovem Alice (Erika Januza) descobre finalmente que é fruto de um estupro e, é claro, fica em estado de choque.

"Que culpa ela tem de ser fruto de um estupro?", pergunta a mãe Neidinha (Elina de Souza) em conversa com Virgílio (Humberto Martins). "Não contar para a Alice era uma opção minha", continua Neidinha. "Eu achava que era melhor ter um pai desconhecido do que um pai criminoso!".

Leia todas as notícias sobre "Em Família"

Mas Alice está atrás da porta, escutando tudo e quase desfalece de desgosto. Depois, sai porta afora e vai banhar-se nas águas do mar, debaixo de chuva, desnorteada. Até que resolve pedir socorro para a amiga Luiza (Bruna Marquezine).

Enquanto isso, Juliana (Vanessa Gerbelli) tenta seduzir o rústico atual marido Jairo (Marcello Melo Jr.), que andou tomando chá de sumiço, mas reapareceu. E ameaça Juliana: "Se eu tiver que ir embora daqui, a menina vai comigo".

"Como cortar pela raiz se já deu flor? Como inventar um adeus se já é amor?". Foi só Juliana ouvir falar da possibilidade da menina ir-se novamente que se ouviu instantaneamente a voz de cristal de Sandy Leah cantando a sua belíssima canção "Morada". Há muito que um tema musical não traduzia tão perfeitamente uma personagem.

Mérito da canção, sim, e mérito da atriz Vanessa Gerbelli que vem conduzindo a neurose da sua personagem de forma intensa, angustiada mas verossímil. Marcello Melo faz o "adorável cafajeste" com propriedade, sem exageros, e consegue ir do tímido doce ao canalha agressivo —sem perder o prumo. O casal está batendo um bolão.


Luiza corre socorrer Alice e fica sabendo de tudo. Falando sobre o medo que sempre tiveram só de ouvir falar a palavra "estupro", Alice declara: "Eu mal podia imaginar que a minha mãe tinha passado por isso e eu era fruto de um estupro... o que é que eu vou fazer com essa informação agora!?". Luiza a aconselha a conversar abertamente com a sua mãe e tentar esquecer essa tragédia toda. Alice não concorda.

"Agora eu quero saber quem é esse cara, se ele está vivo ou morto, se ele já fez isso com outras pessoas, ver a cara dele, saber se ele já foi condenado —enfim, quero saber o que aconteceu", afirma Alice decidida.

Quando tudo parece um mar de rosas na casa de Juliana, Jairo surpreende o seu ex Fernando (Leonardo Medeiros) escutando atrás da porta. Jairo o recebe a socos e pontapés, mas Juliana chega e o detém. Fernando ameaça de colocar Jairo na cadeia, nem que seja a última coisa que ele faça nesta vida. Jairo o escorraça da agora sua casa e joga-lhe um copo de água no rosto. Juliana assiste tudo.

Chica (Natália do Vale) tem um papo reto com Laerte (Gabriel Braga Nunes), e pede que ele evite uma aproximação exagerada e desnecessária com a sua neta. Ele tenta explicar, Chica corta: "Eu não vim aqui te pedir explicação, eu vim te pedir bom senso".

E a mais sem noção Shirley (Vivianne Pasmanter) chega de surpresa no galpão com vários instrumentos musicais para dar andamento nas atividades do local. E como de tonta não tem nada, percebe o interesse de Laerte na jovem Luiza. Ele desconversa: "Você arrasou nos presentes. Eu não sei como te agradecer!". "Claro que sabe. Na hora certa eu vou cobrar", retruca a poderosa.

Novela com cara de novela. Ficção, sim, mas com um fio condutor de verossimilhança.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias