Renato Kramer

Primeira noite do Carnaval paulistano mostra show de superação na avenida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As sete escolas que desfilaram no carnaval paulistano na noite desta sexta-feira (28) mostraram muita garra, beleza e superação.

A Leandro de Itaquera, com o enredo "Ginga Brasil, Futebol é Raça: Em 2014 a Copa do Mundo Começa Aqui" — do carnavalesco Marco Aurélio Ruffinn, deu início aos desfiles com raça. Em seguida veio a chuva, que foi piorando até cair granizo. A escola sambou bonito até o fim.

Leia todas as notícias sobre o Carnaval dos famosos
Exibida pelo SBT, novela colombiana de 20 anos atrás faz sucesso e intriga diretores da Record
Latino vai usar 48 jatinhos para transportar convidados em seu casamento

A segunda escola a desfilar foi a Rosas de Ouro com o enredo "Inesquecível", de Jorge Freitas. E fez um desfile que fez jus ao enredo. A criativa comissão de frente trouxe personalidades como Lady Di, Elvis Presley, Marilyn Monroe, Ayrton Senna e Chico Anysio, entre outros. Em grandes e belas alegorias se destacaram figuras como Simony, o Fofão, o eterno príncipe Ronnie Von e o temível Zé do Caixão.

A seguir, a X-9 Paulistana, com o enredo "Insano, Uma Viagem Aos Confins da Imaginação" de Flávio Campello, trouxe "neurônios luminosos" na sua bela comissão de frente. A chuva, que havia dado uma trégua, voltou com força e a X-9 não se abateu. Em meio ao show de cores das belas fantasias, ouvia-se em alto e bom som a voz de Royce do Cavaco cantando parte do refrão que dizia: "Alucinado, fora do normal — louco pra ganhar o Carnaval".


A Dragões da Real trouxe para a avenida "Um Museu de Grandes Novidades", da carnavalesca Rosa Magalhães. A comissão de frente da escola revivia o clipe "Thriller", do cantor Michael Jackson, e as baianas relembravam as coleções de bonequinhas de frutas, estilo Moranguinho, em fantasias alegres e coloridas. O segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira estavam caracterizados de Sinhozinho Malta e Viúva Porcina. Teve homenagem ao palhaço Bozo e até a uma enorme nave da Xuxa no desfile. Cacau Colucci (ex-BBB) estava deslumbrante como destaque de chão, na pele da Mulher Gato.

A Acadêmicos do Tucuruvi apresentou um carnaval criativo e artesanal com "Uma Fantástica Viagem Pela Imaginação Infantil", de Wagner Santos. As baianas da Tucuruvi estavam deslumbrante e coloridas. Rodavam alegres, enquanto a comunidade toda cantava "Pro bicho papão não tô nem aí, sou Tucuruvi"!

A penúltima escola a desfilar foi a premiada Vai-Vai, que levou para a avenida "Nas Chamas da Vai-Vai: 50 anos de Paulínia", de Chico Spinoza. Detalhes do acabamento das belas fantasias e alegorias majestosas marcaram o desfile da escola do Bixiga (SP). Destaque para uma marionete com mais de dez metros de altura, que vinha jogando "bocha" na avenida. Uma ala inteira de bailarinas clássicas dançando na ponta em pleno chão encharcado e a beleza e animação da rainha de bateria Camila Silva valorizaram a passagem da escola.

Para encerrar a primeira noite do carnaval paulistano, chegou a vez da Tom Maior como seu envolvente enredo "Foz do Iguaçu: Destino do Mundo - Sinfonia das Águas em Tom Maior", de Mauro Quintaes. Mas, quando tudo parecia perfeito, a escola começa a atrasar a entrada na avenida por problemas no eixo do seu belíssimo carro abre-alas. E aí viu-se algo comovente acontecer na avenida.

O pessoal da diretoria da escola, junto aos chefes de harmonia e mais quem estava ali por perto da comunidade — todos juntaram esforços para de um jeito ou de outro fazer o carro entrar na avenida. E conseguiram. E foi bonito de ver. Uma verdadeira lição de superação. Parabéns ao pessoal da Tom Maior que, além do belíssimo carnaval que iluminou a avenida com as suas hipnotizantes cores cítricas, trouxe para a primeira noite do carnaval paulistano uma emoção especial, um exemplo de garra, especialmente aos chamados "merendeiros", que deram o sangue para empurrar aquele carro até a dispersão.

"Deu certo porque a escola é guerreira", declarou Quintaes no estúdio da Globo logo depois do desfile. "Foi uma prova de superação!", confirmou o carnavalesco que está comemorando os seus 30 anos de carnaval. "Acho que eu não poderia comemorá-los de maneira melhor", concluiu.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias