Renato Kramer

Espetáculo "Palavra de Mulher" dá vida às mulheres de Chico Buarque

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa dão vida às deliciosas e intrigantes personagens femininas criadas pelo grande compositor Francisco Buarque de Hollanda –o poeta Chico Buarque.

Depois de algumas mudanças e acréscimos, o espetáculo criado em 2004 e reformulado em 2008, volta ao cartaz em São Paulo em grande estilo no Teatro Renaissance.

Envoltas em um charmoso clima de cabaret, as cantoras se revezam no palco e interpretam canções clássicas do rico repertório de Chico: "O Que Será", "O Meu Amor", "Terezinha", "A História de Lily Braum", "Atrás da Porta", "Com Açúcar, Com Afeto" e "Meu Guri" são algumas das obras-primas apresentadas em "Palavra de Mulher".

Virgínia Rosa é dona de uma técnica vocal perfeita, que, unida ao seu belo timbre, determina a presença marcante da cantora no espetáculo. Tânia Alves ganha pontos em sua teatralidade vibrante e em seu domínio de palco e plateia.

Crédito: Divulgação Com clima de cabaré, Lucinha Lins, Virgínia Rosa e Tânia Alves (esq. para dir.) apresentam o "Palavra de Mulher"
Com clima de cabaré, Lucinha Lins, Virgínia Rosa e Tânia Alves (esq. para dir.) apresentam o "Palavra de Mulher"

Lucinha Lins está plena. Com a sua bela voz e o seu imenso carisma, Lucinha conquista o público já na sua entrada em cena e o detém em suas mãos. Quando canta a canção "História de Uma Gata", que fez parte da trilha sonora do grande sucesso de bilheteria "Os Saltimbancos Trapalhões" (1981), a plateia inteira a acompanha em coro. "Vocês sabem o que isso significa para mim?", perguntou Lucinha emocionada na estreia do espetáculo.

Em algumas canções, cada uma das cantoras se sobressai: Virgínia Rosa em "Bastidores", Tânia Alves em "Basta Um Dia" e Lucinha Lins com "Folhetim". E juntas fazem um verdadeiro "grand finale".

Sob a competente direção musical de Ogair Júnior, a envolvente e difusa iluminação de Wagner Freire, a concepção e direção geral de Fernando Cardoso, "Palavra de Mulher" é um espetáculo delicioso. Traz para a cena a essência da alma feminina, tão bem captada por um dos nossos melhores compositores de todos os tempos: Chico Buarque. Uma bela homenagem ao grande artista que completa os seus 70 anos em 2014.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias