Renato Kramer

Laura Cardoso ajuda Nívea Maria a reencontrar o seu grande amor em "A Última Sessão"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma constelação de estrelas do teatro e da televisão formam o elenco do sensível espetáculo de Odilon Wagner: "A Última Sessão".

De início, tudo parece ser apenas mais um almoço reunindo velhos amigos para comemorar o aniversário de 84 anos da personagem de Laura Cardoso. Ao se abrirem as cortinas do Teatro Shopping Frei Caneca (SP), todos já estão em cena aguardando a chegada da aniversariante.

E todos são nada mais nada menos do que Nívea Maria, Miriam Mehler, Etty Fraser, Sylvio Zilber, Sonia Guedes, Yunes Chami, Gésio Amadeu, Gabriela Rabelo e Marlene Collé. Lendas vivas da dramaturgia nacional. A mais jovem, Nívea Maria, completa 50 anos de carreira agora em 2014.

E eis que adentra à cena Dame Laura Cardoso. O público a aplaude freneticamente antes mesmo que ela pronuncie a sua primeira fala. "A Laura está com 86", comentaria o ator Sylvio Zilber no elevador na saída.

E ela domina a cena com o seu carisma de sempre. Aos poucos vão surgindo surpresas no aparentemente pacato almoço de aniversário, e coisas do "arco-da-velha" são jogadas no ventilador.

"Eu comi o marido de todas vocês!", confessa Laura, que vamos descobrir mais tarde ser a terapeuta de um grupo de análise que estaria realizando a sua "última sessão". Mas antes dessa descoberta, muita discussão, muito susto e grandes conflitos são trazidos à baila.

Crédito: Lenise Pinheiro/Folhapress Laura Cardoso em cena da peca de teatro "A Ultima Sessão"
Laura Cardoso em cena da peca de teatro "A Ultima Sessão"

Miriam Mehler, atriz que protagonizou uma das mais longas novelas brasileiras ao lado de Francisco Cuoco: "Redenção" (extinta TV Excelsior - de maio de 1966 a maio de 1968), faz uma mulher angustiada por ter traído a sua melhor amiga (Nívea Maria) durante 25 anos. Ela se entrega com toda a sua verve dramática ao desespero da personagem.

Nívea Maria, que protagonizou "A Moreninha" (1975) e, entre tantos outros trabalhos, viveu recentemente a Isaurinha de "Salve Jorge" (ambos na Globo), fica chocada com a traição de sua amiga, mas acaba por redescobrir o amor no velho ranzinza que provoca a todos nesse encontro. A terapeuta (Laura) abre os seus olhos para o antigo amor que está bem na sua frente. Nívea está intensa, discreta e com muita classe.

Etty Fraser, que estreou na televisão em uma participação especial na novela "Beto Rockfeller" (extinta TV Tupi - 1969), faz uma senhora desbocada e atrevida com muita graça e ritmo. Grande Etty!

Sylvio Zilber, um dos fundadores do Teatro Escola Macunaíma quando então casado com a saudosa Myriam Muniz, assume o papel do vilão da história: é ele quem instiga a todos para colocarem os seus podres para fora. E consegue muito bem.

Sonia Guedes, que participou do seriado "Malu Mulher" (Globo) ao lado de Regina Duarte e mais recentemente pode ser vista em "Poder Paralelo" (Record), faz uma esposa irrepreensível que, ao descobrir uma traição do marido, vira "uma tigra" e conta poucas e boas de sua vida que estarrece todo o mundo. Excelente atriz.

Gésio Amadeu, que já foi o Tio Barnabé do "Sítio do Picapau Amarelo" e o Alaor de "Flor do Caribe" (ambos na Globo), tem uma participação mais discreta mas consegue emocionar quando se revolta contra o clima de agressividade que domina a reunião dos velhos amigos.

Yunes Chami, ator que conseguiu a façanha de aparecer simultaneamente em duas emissoras na mesma noite: "O Brado Retumbante" (Globo) e "Rei Davi" (Record), faz um engenheiro surdo cheio de graça, e, a cada palavra que não ouve direito, consegue arrancar muito riso da plateia com suas tiradas.

Gabriela Rabelo, dramaturga que colaborava com o clássico "Bambalalão" (TV Cultura), não fala quase nada no espetáculo, mas presta uma atenção! E Marlene Collé, camareira há mais de 25 anos (atualmente no Teatro Municipal de São Paulo), dá um show à parte cantando a música de encerramento do espetáculo.

Laura Cardoso, que recentemente deu um show no remake de "Gabriela" (Globo) como a beata Dorotéia, é quem "costura" tudo isso, com a presença cênica impecável e plena da grande atriz que é. Maravilha.

Mérito maior do autor e diretor Odilon Wagner, o chiquérrimo mordomo Thompson de "Salve Jorge" (Globo) - foi dele a ideia de reunir tantos talentos maduros em um só espetáculo: "Sempre tive uma ligação muito forte com a maturidade e me causa um profundo desconforto o fato de seus valores não serem reconhecidos em nossa sociedade", declara Wagner no programa da sua excelente peça.

"A Última Sessão" está em cartaz no Teatro Shopping Frei Caneca (SP). Imperdível.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias