Renato Kramer

Tony Ramos tem participação especial no retorno meteórico de "Sai de Baixo"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apresentado em junho no canal Viva, o divertido "Sai de Baixo" retornou neste domingo (3) para uma rápida passagem pela TV aberta, na Globo.

E as cortinas se abriram para um mordomo muito especial, contratado pelo novo dono do agitado apartamento do largo do Arouche, no centro de SP: o grande ator Tony Ramos. Ele se passa por Jean Jacques, talvez Jean Louis ou quiçá Jean François --mas na verdade é apenas um golpista que mais tarde se une ao rei da malandragem Caco Antibes (Miguel Falabella).

Volta de "Sai de Baixo" aumenta ibope da Globo em 70%
Mulher de Boninho deve assumir "Encontro" nas férias de Fátima Bernardes

Cassandra (Aracy Balabanian) é a primeira a chegar para o jantar misterioso. "Meu Deus, está tudo no mesmo lugar. O velho apartamento do Arouche!", comenta a sogra de Caco com a voz levemente embargada.

Em seguida aparece Vavá (Luiz Gustavo), e parabeniza a irmã Cassandra por ter conseguido dar a volta por cima. Ela lhe confidencia que está passando necessidade e achou que era ele quem havia retomado o apartamento. "Eu?", exclama Vavá, espantado. "Eu tô mais apertado que saco de sertanejo!", conclui, sem papas na língua.


Na sequência é a vez de Magda (Marisa Orth). Ela entra de quatro, procurando a tarraxa do seu brinco. Ao ser recebida gentilmente pelo pseudo mordomo francês, a mulher de Caco solta uma das suas pérolas: "Ai que chique, um mordomo japonês. E falando alemão!". "Cassandra, ela tá pior!", comenta Vavá.

Como ninguém sabe quem realmente está oferecendo o tal jantar, Vavá pensa alto: "Isso aqui tá parecendo Agatha Christie". Ao que Magda retruca na mesma hora: "Ai, eu tive uma, lembra, mami?". Cassandra questiona: "Uma o quê?". "Uma gata triste!", responde Magda, feliz da vida.

"Avisem a todos que o mito, a lenda, esta beleza nórdica está de volta!" É assim que Caco Antibes se apresenta logo a seguir. "Onde você esteve esse tempo todo?", quis saber Cassandra.

"Eu estava na Dinamarca, pesquisando a minha árvore genealógica", explica Caco. "E aonde a gente vai plantar?", questiona Magda. "Plantar o quê?", replica Caco. "A árvore ginecológica", responde a mulher.

É quando Falabella faz a primeira quebra da famigerada "quarta parede" e pede ao público do teatro Procópio Ferreira, onde foi gravado o programa, que faça em coro junto para o seu bordão mais conhecido: "Cala a boca, Magda!".

Logo depois, o falso mordomo anuncia a chegada da nova proprietária do apartamento: Neide Aparecida (Márcia Cabrita), ex-empregada da casa.

Caco solta, ao vê-la ainda de óculos escuros: "Meu Deus, é uma lombriga de peruca descolorida?".

Neide tira os óculos. Todos exclamam ao mesmo tempo: "Neide Aparecida?!?".

Ela olha para a câmera e retruca: "Só que agora rica e loira!".

Caco Antibes se une ao mordomo fake e eles dão um golpe na criada, que acaba por voltar a ficar pobre. "Na verdade você nunca deixou de ser pobre. Tinha ganho dinheiro mas o seu DNA é de pobre! Eu odeio pobre!", joga na cara o malandro-mor do Arouche.

O clima descontraído e o humor debochado foram mantidos no retorno de "Sai de Baixo".

Falabella improvisando um contínuo assédio à Cassandra de Aracy Balabanian, que tenta se conter, mas quase sempre acaba rindo do colega.

Os momentos em que Miguel esquece o texto e deixa os companheiros de cena de saia justa. E, especialmente, quando ele quebra o andamento do roteiro para fazer algum depoimento sobre como se distingue o que considera atitude característica de "pobre".

A alma de "Sai de baixo" é Caco Antibes, com o seu jeito Falabella de ser. Com "savoir faire" de Miguel Falabella, cercado de atores da melhor qualidade, dando-se ao luxo de ter um Tony Ramos em participação especial, é impossível não se divertir.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias