[an error occurred while processing this directive]
Renato Kramer

"Super Helô" foi a coadjuvante que mais protagonizou "Salve Jorge"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nada de muito surpreendente aconteceu no capítulo final de "Salve Jorge".

Quem acreditou na conversão de Wanda (Totia Meirelles), que afirmou ter encontrado Jesus na cadeia -- sem nem dizer em quê ela fora enquadrado?!? Nem ela própria. Livia Marini (Claudia Raia) muito menos. A mafiosa preferiu encontrar o diretor do presídio, que poderia ser-lhe imediatamente mais útil.

"Playboy" oferece R$ 500 mil para transexual Lea T, diz jornal
David Beckham diz que doa todo seu salário para a caridade

Um tanto quanto inesperado foi o "striptease" da vilã. Provavelmente o melhor momento da atriz na novela. Embora Claudia Raia estivesse exuberante nesta cena, isso não chegou a redimi-la do visível equívoco que houve na elaboração de sua importante personagem.

Desnecessário retomar o assunto "formação de casais a qualquer preço", muito menos o canhestro acaso que uniu Érica (Flávia Alessandra) e Haroldo (Otaviano Costa). A forma com que as amigas da tenente, Márcia (Fernanda Paes Leme) e Julinha (Cris Vianna), se "casaram na festa" então foi de uma naturalidade espantosa.

Em alta a estratégia que Lohana (Thammy Miranda -- uma das gratas surpresas da novela) usou para seduzir Russo (Adriano Garib) e prendê-lo. "Você quer me algemar, vadia?", perguntou o perverso. "Vai ser inesquecível", retrucou Lohana tirando a peruca, "você tá preso! Perdeu, Russo!". Falsa ficou a surra que as garotas traficadas já libertas deram mais tarde em seu carrasco.


E a junção do mau caráter Celso (Caco Ciocler) com a pilantra da Amanda (Lisandra Souto)? Esquisito. Muito esquisito. Em contrapartida, excelente a reação e o confronto de Dona Leonor (Nicette Bruno), ciente da traição, com sua melhor amiga Isaurinha (Nívea Maria).

"Super Helô" foi o centro das atenções ainda uma vez: estava belíssima no seu novo casamento com Stênio (Alexandre Nero). O que não causou nenhum estranhamento, pois a "doutora" foi a coadjuvante que mais protagonizou a trama toda.

Espirituosa a aparição da esposa de Seu Galdino (Francisco Carvalho), que deu um toque especial em suas intervenções no Alemão. Mas quem roubou a cena na comunidade foi Maria Vanúbia (Roberta Rodrigues), aquela que não é bagunça! Nem no último capítulo Pescoço (Nando Cunha) desistiu de espiar a moça no banho de sol da laje. E a marrenta aproveitou para jogar isso ainda uma vez na cara da rival: "aceita que dói menos, Delzuite (Susana Badin)!". Grande Maria Vanúbia -- "pipipipi, só no recalque!", costumava dizer a dançarina toda trabalhada no glamour.

Aisha (Dani Moreno) voltou para casa, sempre com aquela musiquinha esotérica de fundo, para reencontrar Berna (Zezé Polessa) e Mustafá (Antonio Calloni). E agora quer levar toda a sua família brasileira para passear na Turquia. É bem provável que isso também não dê muito certo, mas a menina é mimada e o seu "rabisco", como o chamou Pescoço, faz todas as suas vontades.

Zyah (Domingos Montagner), outro chato que não sabe o que quer, fica com Ayla (Tânia Kalill), mas sofre a ausência de Bianca (Cléo Pires) que já desapegou: aparece bela e faceira numa praia de nudismo ao lado de sua amiga Maitê (Cissa Guimarães).

E os protagonistas em meio a tudo isso? Sim, Théo (Rodrigo Lombardi) e Morena (Nanda Costa) são recebidos com fogos e festas no Alemão, junto aos filhos Júnior e Jéssica. A imagem da família reunida e feliz, ao som de "Esse cara Sou Eu" (Roberto Carlos), encerra "Salve Jorge". Mas fica a questão: será que Jorge realmente os salvou?

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias