Renato Kramer

"Guerra dos Sexos" tem ingenuidade que novelas atuais perderam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No capítulo desta terça-feira (23) de 'Guerra dos Sexos' (Rede Globo), Otávio (Tony Ramos) com Charlô (Irene Ravache) e Felipe (Edson Celulari) com Roberta Leone (Glória Pires) - travaram nova batalha.

Otávio insiste com Charlô que não devem comprar mais nada da fábrica de Roberta. Charlô o acusa de querer roubar a fábrica da amiga. E ainda ameaça de fazer 'greve' e não assinar mais documento nenhum até que Otávio reassuma as vendas dos produtos da Positano.

Otávio joga na cara de Charlô que ela está blefando. Então a empresária o desafia para um duelo e pede que ele escolha as armas. Ele escolhe o taco, para uma partida de golfe!

Mas antes mesmo de iniciar a disputa em si, Otávio joga sujo. Troca os tacos de Charlô enquanto ela toma banho, com ar de 'Dick Vigarista' da 'Corrida Maluca'.

"Se eu vencer, nunca mais compramos uma peça de roupa de Roberta Leone!", declara Otávio. "Se eu vencer, voltamos a comprar as roupas da Positano", afirma Charlô.

E partem para o campo de golfe, na companhia da divertida Olívia (Marilu Bueno). Já no início do jogo Charlô dá uma tacada tortuosa. A bolinha faz voltas e quase retorna, como um 'boomerang'. Charlô e Olívia ficam espantadas. Otávio faz uma ironia branda: 'é, uma jogada dessas eu realmente não saberia fazer!", e ri entre dentes.

Pior é que Charlô e Olívia têm que se embrenhar mato adentro para alcançar o paradeiro da bolinha. Charlô, sem perceber a falcatrua de Otávio, não entende como pode estar tão fora de forma, já que recentemente vencera um campeonato internacional de golfe.

Enquanto isso, na diretoria da Positano, Roberta Leone é flagrada verificando uma cicatriz nos quadris do belo motorista Nando (Gianecchini). Além dele estar sem camisa, pois derrubara café e Roberta pediu para a sua secretária dar um jeito de lavá-la.

Quem dá o 'flagrante' é Felipe, que acredita que Roberta deu um desfalque milionário no seu tio Otávio. Roberta lhe mostra até as contas da Positano para que ele verifique que não entrou esse dinheiro todo do qual ele fala. É quando Felipe solta: "ou a senhora (Roberta) é muito boba e se deixou enganar, assim como eu e o meu tio, pelo vagabundo do seu (falecido) marido, ou a senhora é a melhor atriz do mundo!".

Roberta Leone fica sem palavras, entre aturdida com a agressividade de Felipe e o peitoral do belo motorista que ainda aguarda a sua camisa. Mesmo quando se cala, Glória Pires rouba a cena.


É interessante perceber como 'Guerra dos Sexos' tem cara de novela. Carrega na trama uma ingenuidade que parece não caber mais nas novelas atuais, que se tornaram uma espécie de 'documentário' da vida real. Será que um toque de ingenuidade ainda cabe em nossa 'vida real'?

Não sei. Mas fantasiar é preciso. Senão, temo que olhar para a televisão comece a ficar tão assustador quanto olhar pela janela.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias