Renato Kramer

Nova novela das 18h, "Lado a Lado" começa a ganhar força

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A nova novela das seis da Rede Globo, 'Lado a Lado', começa a ganhar força.

Desde o início a novela criara um grande impacto visual já na sua abertura, pelas cenas escolhidas e pela música envolvente, o samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense "Liberdade, Liberdade, Abra as Asas Sobre Nós" (1989).

O enredo perdia-se um pouco em meio à tanta beleza da produção de arte. Requintes de detalhes cinematográficos, lembrando até mesmo os áureos tempos dos grandes filmes de Lucino Visconti.

Aos poucos, Cláudia Lage e João Ximenes Braga --sob a orientação segura de um Gilberto Braga, conseguem dar vida aos belos personagens que mais pareciam fazer parte de um grande painel.

Crédito: João Cotta/Divulgação TV Globo Camila Pitanga é Isabel, e Lázaro Ramos, Zé Maria, em "Lado a Lado"
Camila Pitanga é Isabel, e Lázaro Ramos, Zé Maria, em "Lado a Lado"

Figurinos e cenografia impecáveis começam a dar espaço às grandes 'personas' que os vestem e habitam. E aí se torna impossível não destacar duas atrizes de peso, cuja presença na telinha nos faz calar e prestar atenção: Patrícia Pillar e Débora Duarte.

Ambas transitam com naturalidade e 'verve' absolutas em seus respectivos personagens.

A ex-baronesa Constância Assunção de Patrícia Pillar é bela, arrogante, interesseira, elegante, requintada e manipuladora: no ponto. Não é de hoje que a atriz dá um show a cada personagem que representa.

Débora Duarte é visceral. É daquelas atrizes que se entrega e vai às últimas conseqüências: chora, grita, e até baba - se for preciso para que a cena aconteça. E com ela a cena sempre acontece.

Em poucas aparições de cada uma delas no capítulo de ontem já se pode constatar o brilho da presença dessas duas grandes atrizes que, necessariamente, valorizam a trama.

A direção de fotografia de Walter Carvalho também está de parabéns. Cenas em câmera lenta captadas durante o jogo de capoeira entre Zé Maria (Lázaro Ramos) e Caniço (Marcello Melo Jr), que carregavam uma tocha de fogo em cada mão, enriqueceram grandemente o visual do capítulo desta terça-feira (25).

Os "mocinhos" (Edgar - Thiago Fragoso; Laura - Marjorie Estiano; Isabel - Camila Pitanga e Zé Maria - Lázaro Ramos) que se cuidem! Alguns pitacos de seus rivais já deu para perceber que eles serão fortemente desafiados. Isabel ainda vai comer o pão que o diabo amassou com a inveja raivosa de Berenice (Sheron Menezzes). Esta deverá contar com o auxílio do capoeirista bonitão e de caráter duvidoso, o Caniço (Marcello Melo Jr).

Mal se conheceram e já formaram uma dupla do mal. Berenice conseguiu fazer com que Caniço, encantado com sua beleza, tacasse fogo no vestido de casamento de Isabel, que secava num varal próximo.

Longe da capoeira, Edgar e Laura davam o primeiro grande beijo, mesmo depois de casados. Agora poder-se-á dizer que entrarão em plena lua de mel. Mas a moça quer ir devagar.

"Eu já vi que você se deixou influenciar pelo discurso da escurinha (Isabel)", diz a ex-baronesa Constância Assunção, decepcionada com Laura.

O elenco tem reforços de primeira, como Caio Blat (Fernando), Priscila Sol (Sandra), Rafael Cardoso (Albertinho) e Zezeh Barbosa (Jurema), entre outros. E ainda conta com os veteranos e talentosos Werner Shünemann (Dr. Assunção), Milton Gonçalves (Afonso) e a diva Beatriz Segall, como Madame Besançon. A direção geral é de Vinicius Coimbra e a direção de núcleo, de Dennis Carvalho.

"Lado a Lado", a novela das seis da Globo, já enche os olhos... Aos poucos pode ganhar os corações.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias