Renato Kramer

"É melhor um gordinho ativo do que um magrinho sedentário", diz Marcio Atalla

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O professor de educação física e apresentador de televisão Marcio Atalla foi o entrevistado da 'Marília Gabriela Entrevista' (GNT) na madrugada de ontem. Foi ele o responsável pelo quadro do 'Fantástico' (Rede Globo) - 'Medida Certa', que recentemente objetivou deixar Zeca Camargo e Renata Ceribelli no peso ideal.

Mineiro de Belo Horizonte, Marcio foi jogador de futebol profissional dos times Guarani e Ituano. "Era um sonho", afirmou Atalla. "Por que saiu do futebol?", perguntou-lhe Gabi. Porque machuquei muito o joelho", confessou o apresentador.

Foi então que resolveu formar-se em Educação Física e dedicar-se à 'vida saudável' - 'vida em movimento' - tanto para si mesmo quanto para os que o cercam. Segundo Atalla, essa ligação forte com os esportes vem de família. Seu avô foi jogador do Corinthians, e desde criança sua mãe o obrigava a fazer natação e judô.

Para manter a forma, Marcio procura cuidar muito da alimentação. "Como pouco, sem muita gordura saturada. Meu problema são os doces!", confessa. "Sou capaz de brigar por uma mousse de maracujá! O bolo de prestígio pra mim é uma loucura!", confidencia o profissional da saúde com brilho nos olhos. "Massas? Uma ou duas vezes por semana, não mais".

A grande preocupação do apresentador é com os crescentes índices de portadores de diabetes e de obesidade, esta última especialmente nas crianças. Segundo pesquisa de fonte não divulgada, uma entre três crianças brasileiras está obesa. Os grandes vilões? Já são muito conhecidos nossos, mas ainda não suficientemente combatidos: a má alimentação e o sedentarismo.

"Sua vida em movimento" é o seu livro lançado recentemente pela editora Paralela. Nele o educador físico esclarece os motivos concretos do porquê nosso corpo realmente necessita de movimento. Um mínimo de atividade física? Trinta minutos diários, cinco vezes por semana. Pode ser uma bela caminhada - mas regularmente. Depois, se puder, acrescentar mais meia horinha, duas vezes por semana, de musculação - evidentemente que com a orientação de um profissional.

Quanto aos modelos e padrões de estética, Atalla não aprova nem desaprova nenhum. Desde que haja saúde. "É melhor um gordinho ativo do que um magrinho sedentário". E os modismos de dietas? São perigosos, devem ser muito bem investigados. Não há milagres. "Esse tal óleo de coco que virou moda, já está sendo execrado: era pura gordura saturada!", afirma Marcio Atalla.

"E qual é realmente a gordura boa?", perguntou Marília Gabriela. "A gordura do peixe, o azeite de oliva, sem ferver, de preferência natural...castanhas do pará, por exemplo...nozes, até o amendoim, desde que se cuide da quantidade", respondeu Atalla.

Marcio Atalla lançou também o DVD 'Vida Saudável' - um guia prático para você colocar movimento e saúde em sua rotina. "Por que as pessoas com tanta informação hoje em dia ainda têm tanta resistência em mudar os seus hábitos?", perguntou Marília Gabriela. "O difícil é dar o primeiro passo", afirma Atalla, "depois as pessoas até viciam em atividade física!".

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias