Renato Kramer

Perto de Tereza Cristina, Nazaré era uma santa!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tereza Cristina (Christiane Torloni) quer ser a pior de todas. Já andou sequestrando, matando, pintando e bordando em Fina Estampa (Rede Globo). Só no capítulo de ontem, botou o marido René (Dalton Vigh) para fora de casa, de mala e cuia, deixou-se acariciar por Ferdinand (Carlos Machado), desde que ele prometesse colocar fogo na casa de Griselda (Lília Cabral) e, para comemorar, chamou Pereirinha (José Mayer) para um sexo selvagem.

Eu, hein?! "Tá boa, santa?", como dizia o título de uma peça de Fernando Mello. Aliás, Baltazar (Alexandre Nero) que se cuide, porque outro dia, ao receber ordens das 'encostadas' Tia Íris (Eva Wilma) e Alice (Thaís de Campos), respondeu rapidamente: "nem morta!". Para azar do machão homofóbico, Crô estava chegando perto em tempo de ouvir a sua exclamação. "Eu não acredito no que eu ouvi!", disse com ar irônico o 'slave' da pitonisa de Tebas.

Baltazar reagiu com voz grossa: "era tudo o que você queria, né, boiola? Que eu passasse pro teu time! Mas pode tirar o cavalinho da chuva!!!", e afastou-se, furioso. Mas Crô não o deixou sair sem repetir em tom de vitória: "nem morta, santa?", perguntou em voz baixa o fiel escudeiro da rainha do Nilo.

Aliás, foi por deixar escapar um "rainha do Nilo" que Ferdinand se enroscou ainda mais com a sua maléfica patroa. Ao ouvir esta expressão, tão característica daquela 'biba imprestável', Tereza Cristina suspeitou de ser ele, o chefe da segurança, o amante de Crodoaldo Valério. Aí então é que pode exigir do fortão, em troca de não espalhar o seu segredo, que ele realmente se comprometesse a por fogo na casa da 'ex-bigoduda'.

Nazaré (Renata Sorrah), a vilã de "Senhora do Destino", ficaria assustada frente às maldades de Tereza Cristina. Mais malvada que Maléfica, a bruxa de "A Bela Adormecida"! E assim, como nos contos de fadas, vamos acompanhando o cotidiano fantasioso da telenovela. Se fosse para ser 'realista', realmente nos bastaria ficar assistindo aos telejornais, como muito bem argumentou outro dia uma leitora.

De um jeito ou de outro, é a fantasia que nos move. O real já temos no nosso próprio cotidiano. E depois, novela não é documentário!

Na novela, as mocinhas dormem e acordam com base, blush, batom e cílios postiços. E o cabelo? Parece até que o cabeleireiro dormiu ao lado da cama, mantendo a escova em dia. Mas íamos querer ver caras verdadeiramente amarrotadas, olheiras e cabelos amarfanhados? Não é necessário, isso vemos em casa todas as manhãs. Sabemos que é falso, mas queremos que seja.

E, como em todas as histórias infantis que se prezem, a personagem mais intrigante é a bruxa, Tereza Cristina está com a bola toda! Só que, ao invés de uma capa preta longa , ela enverga belíssimas camisolas e 'peignoirs' que esvoaçam escada abaixo em seu castelo de milionária.

E a mulherada enlouquece com uma bela fantasia. Não é à toa que os modelos de dormir de Tereza Cristina têm sido os mais procurados nas lojas de lingerie de todo o país.
Quer cena mais infantil do que ver a "bruxa moderna" declarar para o amante Pereirinha, que faz um estilo 'bobo da corte', olhando pouco abaixo de sua cintura e dizer: "esse é dos grandes!". E então a câmera acompanha o seu olhar e mostra o peixe que ele tinha nas mãos?

É isso, é ficção, entretenimento. E nesse quesito, o núcleo da perversa Tereza Cristina e do seu fiel camareiro Crô está dando o seu recado direitinho. Assim como os atores, Christiane Torloni e Marcelo Serrado: brilhantes no 'faz de conta'.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias