Renato Kramer

Juventude, beleza e talento dão bom resultado em "A Vida da Gente"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não há como negar: o sofrimento da mocinha bonita sempre parece mais comovente. Se ela sofre dizemos: que coisa... logo ela, tão bonita! Com o galã acontece a mesma coisa. Se ele se envolve numa tragédia ouvimos sempre: Ah, que pena...e ele é tão lindo!

Se essa beleza for acompanhada de juventude, mais tocante se torna a trama. Ah, e eles são tão jovens! E se, embalado em beleza e juventude, vier o 'talento', pronto: sucesso à vista!
É o que está acontecendo em "A Vida da Gente", a novela das seis da Rede Globo. O casal de protagonistas, Ana (Fernanda Vasconcellos) e Rodrigo (Rafael Cardoso) são portadores deste tripé fundamental para o sucesso na telinha.

Ela, com seu sorriso avassalador e os olhos de um azul cristalino, já tinha encantado o Brasil em 2006 quando viveu Nanda em "Páginas da Vida", de Manoel Carlos. Abandonada grávida pelo namorado Léo (Thiago Rodrigues), enfrenta a ira de sua mãe perversa, Marta, numa interpretação impecável da atriz Lília Cabral. Já nessa novela ouviu-se muito, quando da morte da personagem Nanda: "meu Deus, ela tão jovem e tão linda!".

E a atriz Fernanda Vasconcellos continua jovem, linda e talentosa. Ontem, tentando conquistar a confiança e o carinho de sua própria filha deu mostras de como sabe trabalhar as nuances das emoções mais intensas de sua personagem. E tem mais um pequeno, mas essencial detalhe: a câmera é apaixonada por ela --fazendo uso de uma expressão que o diretor Antônio Abujamra utilizou ao explicar o impacto que a atriz Ana Paula Arósio lhe causara.

Paixão essa dividida igualmente com o jovem ator Rafael Cardoso. Feliz com seu primeiro protagonista, o porto-alegrense que foi jogador de futebol até os 16 anos de idade tem consciência da grande responsabilidade que é conduzir uma trama. Estreou em 2008 como Klaus em "Beleza Pura", de Andréa Maltarolli, e em 2010 participou de "Ti-Ti-Ti", de Maria Adelaide Amaral, vivendo Jorgito, filho de Rebeca Bianchi (Christiane Torloni).

Em "A Vida da Gente", Rafael Cardoso está tendo condições de mostrar mais o seu trabalho, e comprovar que não é só mais um rostinho bonito que apareceu na TV. É bonito sim, e muito. Tanto quanto Fernanda, ilumina a telinha com o brilho dos seus grandes olhos azuis. Mas muito mais do que isso, tem também demonstrado intensidade no conflito emocional que vive o seu personagem. Ontem, ao ver a sua ex Ana saindo com o doutor Lúcio (Thiago Lacerda), ficou estarrecido. Mais cedo, ao ouvir da esposa Manu (Marjorie Estiano) que Ana estaria demonstrando interesse pelo médico, Rodrigo precisou procurar o seu tio Lourenço (Leonardo Medeiros) para desabafar os seus ciúmes involuntários, numa boa cena dos dois atores.

Fernanda e Rafael estão cercados por um elenco de peso, com atores como Paulo Betti (Jonas Macedo), Nicette Bruno (Iná), Stênio Garcia (Laudelino), Gisele Fróes (Vitória), (Luiz Carlos Vasconcelos (Renato), Claudia Mello (Moema) e Neusa Borges (Maria), entre outros.

Há que se destacar a presença fulminante de Eva Fonseca, a mãe de Ana, vivida visceralmente pela grande atriz Ana Beatriz Nogueira. E, é claro, a boa dramaturgia de Lícia Manzo, que dá a oportunidade que os atores necessitam para irem até o fundo de si mesmos buscar as suas mais fortes emoções.
Com direção de Fabrício Mamberti e Jayme Monjardim, "A Vida da Gente", a 'novela das seis' da Rede Globo, tem conseguido um bom resultado: traz beleza, juventude, talento e uma boa dose de melodrama. Quem gosta de novela, está se esbaldando!

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias