Nina Lemos

Datena e os "indignados de sofá"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Olha esses bandidos, cadeia neles, esses marginais". A frase, característica do apresentador de televisão Datena, poderia estar na boca de vários outros "cidadãos", como ele mesmo diz, do Brasil. O apresentador, que é a notícia da semana por sair da Band, ir para a Record e voltar para a Band (tudo com salários milionários), é o símbolo máximo do "macho brasileiro revoltado", um tipo de "cidadão" desiludido, "muito homem", cheio de marra, que se orgulha de "xingar mesmo" e "não estar nem aí."

O apresentador se gaba por "não babar ovo de ninguém" e "fazer o que quer". E, quando apresenta seu programa, seja em qual canal for, parece estar com raiva da humanidade.

Muitos são os "datenas" espalhados entre os telespectadores. Essas são pessoas que vivem por aí bradando contra o mundo e os marginais que o habitam. A turma é formada por um tipo de revoltado que provavelmente nunca vai levantar do sofá (e sair da frente da TV) para fazer algo para tentar mudar as coisas que o desagradam.

Os indignados, representados por Datena, são homens que dizem que, se for necessário, saem na porrada (mas não costumam bater de fato) e usam linguajar agressivo. "Esse Caetano Veloso deveria estar comendo grama", disse Datena, o destemido, certa vez.

Em casa, os telespectadores que espumam de ódio quando assistem ao noticiário, achando tudo "uma pouca vergonha", babam de inveja e admiração. Queriam eles poder bradar para o mundo tanto ódio, ao vivo. E com gente assistindo.

Datena é o porta voz dos "indignados de sofá". E, claro, lucra com a miséria humana cada vez que mostra uma mãe chorando um filho morto ou outras coisas tristes e apavorantes. Mas, pensando bem, esse tipo de noticiário é ideal para quem quer gritar que o que vale é mandar todo mundo para a cadeia, que o mundo é horrível e por aí vai.

Não é por acaso que Datena é uma das maiores celebridades do jornalismo brasileiro. Afinal, os indignados do sofá são muitos.

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias