Criadores de South Park fazem homenagem vulgar à Broadway

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De Goldie Hawn, passando pela editora da revista Vogue Anna Wintour, à Drew Barrymore, o musical The Book of Mormon vem recebendo uma multidão de celebridades-espectadores desde que estreou na Broadway em março. Os críticos também foram unânimes em seus julgamentos reverenciando o espetáculo. É como o jargão diz: "o show mais quente da cidade". Não foi de se estranhar, portanto, que esse musical que faz uma sátira religiosa direcionada aos mórmons se transformasse no grande vencedor da última cerimônia do prêmio Tony, o Oscar da Broadway, amealhando um total de nove estatuetas (o recorde ainda pertence ao musical The Producers, que recebeu 12 estatuetas em 2001).

Foi o triunfo da inusitada e hardcore dupla Trey Parker e Matt Stone, criadores do desenho South Park, o mais politicamente incorreto programa da TV americana. A dupla escreveu este espetáculo sobre dois jovens missionários mórmons enviados a um remoto vilarejo de Uganda, onde um brutal líder tribal ameaça a população, em parceria com o compositor Robert Lopez (do sucesso Avenue Q). Por terem sido recebidos de braços abertos pela comunidade teatral novaiorquina por um show tão inusitado, era esperado que Parker e Stone fizessem uma homenagem aos musicais da Brodway em South Park. Bem, a homenagem finalmente aconteceu. E ela foi ao ar ontem. Mas ninguém poderia esperar que ela fosse tão x-rated!

Crédito: Divulgação Cena do desenho animado "South Park"
Cena do desenho animado "South Park"

A trama do episódio de ontem é protagonizada pelo personagem Randy Marsh, o pai do garoto Stan. Randy fica surpreso ao saber que os amigos de trabalho não estão nem mais ai para o futebol de domingo na TV. Esses só querem saber agora de levarem as esposas para assistirem ao musical Wicked, em cartaz em Denver, próximo a cidadezinha de South Park. Randy acha que os amigos piraram. Afinal, "Broadway não é coisa para machos". Mas os amigos de Randy descobriram que todos os musicais contêm uma mensagem subliminal: um subtexto sexual nas canções, que estimula as mulheres a praticarem sexo oral nos maridos após o musical concluído (ou, em casos mais urgentes, durante a apresentação do musical). "Minha mulher não parou por 45 minutos", explica um dos amigos de Randy.

Randy resolve levar a esposa para ver Wicked em Denver. A mensagem subliminal da peça funciona. Ele nem precisa chegar em casa. Sua esposa lhe dá prazer enquanto ele dirige. Randy decide então levar a esposa para o Monte Olimpo: a Broadway. Noite após noite, eles assistem musicais como Jersey Boys, Sister Act, O Fantasma da Ópera, Mamma Mia, entre outros. Randy colhe os frutos da satisfação da mulher no hotel, no banco traseiro de um táxi, em seu assento no avião.

De volta à South Park, ele tem a brilhante ideia de criar um musical na cidade para ajudar todos os homens e garantir "o boquete no final do dia". Mas seu trabalho como letrista é cru e rudimentar, expondo de maneira vulgar o que até então vinha sendo camuflado por letristas famosos da Broadway, numa espécie de complô silencioso.

Revoltados com o estrofe "um boquete não é feito com a boca, mas sim com o coração/então, agora, ajoelhe-se, e coloque seu coração para trabalhar" criado por Randy, os letristas Elton John, Stephen Sondheim e Andrew Lloyd Webber vão à South Park tentar impedir o lançamento do musical que poderá expor o segredo da mensagem subliminal deles. Uma cena num teatro lotado, que inclui a participação desastrada de O Homem Aranha, encerra o episódio.

A homenagem de Parker e Stone à Broadway é ao mesmo tempo hilariante e vulgar, mas não deve despertar maiores polêmicas como o episódio em que a dupla satiriza dois dos mais famosos membros da igreja da cientologia, colocando o ator Tom Cruise dentro do armário, e fazendo John Travolta desembarcar em South Park para tentar tirar o amigo de lá. O episódio, exibido uma única vez (as reprises foram proibidas pela emissora Viacom, que é dona do estúdio Paramount, depois que Cruise protestou e disse que não divulgaria o filme Missão: Impossível), voltou a ser notícia novamente esta semana, após o jornal Village Voice ter publicado uma reportagem dizendo que Parker e Trey, mais amigos e familiares da dupla, foram investigados por membros da igreja da cientologia.

A premissa do episódio da Broadway talvez possa ser uma boa ideia para Michael Lohan, o pai da atriz Lindsay Lohan. Ele foi preso na manhã de terça-feira, depois de uma disputa doméstica com a namorada. O motivo? Ela se recusou a fazer sexo oral nele. Quem diria que a Broadway poderia ser tão excitante.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias