Brad Pitt mais próximo do primeiro Oscar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brad Pitt vai vencer o Oscar? No que parece ser um grande impulso para as chances do galã conquistar sua primeira estatueta da Academia, o Círculo de Críticos de Cinema de Nova York o elegeu como o melhor ator de 2011 por sua atuação no filme "O Homem que Mudou o Jogo" ("Moneyball").

Outro filme estrelado por Pitt neste ano, "A Árvore da Vida", de Terrence Malick, ficou com o prêmio de melhor fotografia (o mexicano Emmanuel Lubezki). "O Homem que Mudou o Jogo" também recebeu o prêmio de melhor roteiro do ano.

A escolha de Pitt o coloca em evidência num ano em que grandes performances masculinas ficaram a desejar (ao contrário da boa safra feminina). Pitt parece, assim, se tornar o favorito da corrida para o Oscar de melhor ator. Ele terá três fortes nomes como concorrentes: o americano George Clooney (por Os Descendentes), o francês Jean Dujardin (por "O Artista") e o inglês Gary Oldman (por "O Espião que Sabia Demais"). Pitt foi indicado duas vezes para o Oscar: em 2009, por "O Curioso Caso de Benjamin Button", e em 1996 por "Os Doze Macacos".

Outro indicativo do prêmio do Círculo de Críticos de Cinema de Nova York é que o filme mudo "O Artista" vai ser o favorito para o Oscar. A produção francesa sem diálogos recebeu os prêmios de melhor Filme e Diretor (Michel Hazanavicius). Cavalo de Guerra, de Steven Spielberg, outro favorito para o Oscar, não recebeu nenhum prêmio.

Entre as outras performances do ano, foram lembradas as de Meryl Streep (melhor atriz por "A Dama de Ferro"), Albert Brooks (melhor ator codjuvante por "Driven") e a ruiva de 2011 Jessica Chastain (melhor atriz coadjuvante por três filmes: "A Árvore da Vida", "O Abrigo" e "Histórias Cruzadas").

O cineasta alemão Werner Herzog teve seu documentário "A Caverna dos Sonhos Esquecidos" eleito como o melhor Filme de Não Ficção, e a produção iraniana "A Separação" ficou com o prêmio de o melhor filme estrangeiro do ano. Os Críticos de NY não esqueceram também a crise econômica e o movimento Ocupe Wall Street. O filme "Margin Call - O Dia Antes do Filme", que retrata a quebra de um banco de investimentos levemente inspirado no Lehman Brothers, recebeu o prêmio de melhor filme de estreia.

Crédito: Robert Galbraith/Reuters Brad Pitt
Brad Pitt

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias