Chef das celebridades causa polêmica ao comparar banqueiros com Hitler

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ator canadense Ryan Reynolds (ou pelo menos uma versão cartunizada dele, e não autorizada) fez uma participação especial no último episódio do desenho animado Family Guy, exibido domingo à noite na TV americana. Aparecendo sempre sem camisa, para mostrar seu "tanquinho" - predicado anatômico que lhe rendeu o título de o Homem Mais Sexy Vivo de 2010 pela revista People -, Reynolds muda-se provisoriamente para a pequena cidade de Quahog para rodar seu novo filme. E o ator explica para o novo vizinho, que vem a ser o protagonista da série Peter Griffin, sobre seu novo papel. "Vou interpretar o Hitler", diz Reynolds. "Mas é um jovem e descolado Hitler", prossegue. E acariciando seu tanquinho, o 'descamisado' Reynolds diz: "O filme vai se chamar HOTler".

Não é a primeira piada com referências a Hitler feita pelo criador da série Seth MacFarlane. Nem será a última. O fato é que as piadas de Hitler em Family Guy nunca geraram maiores polêmicas. O mesmo não pode ser dito das referências a Hitler fora do mundo bidimensional dos cartuns da TV.

Em maio, o cineasta dinamarquês Lars Von Trier criou um grande mal estar no Festival de Cannes, onde apresentou seu novo filme Melancolia. Durante a coletiva de imprensa de divulgação do filme, Von Trier teve a infeliz ideia de se descrever como nazista e simpatizante de Hitler. O cineasta foi declarado persona non grata pela direção do Festival de Cannes, e foi expulso para sempre do evento. O júri, liderado por Robert De Niro, conferiu um prêmio de melhor interpretação para a atriz Kirsten Dunst. Rumores eram de que o filme tinha grandes chances de ganhar a Palma de Ouro, o prêmio máximo do evento. Quase seis meses após esse fiasco, Melancolia está chegando ao circuito americano. O filme estreia amanhã, mas fica a dúvida de como a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas vai reagir a respeito das indicações do filme para o Oscar e as verdadeiras chances de Kirsten Dunst, no melhor papel de sua carreira, de fisgar uma indicação para a categoria de Melhor Atriz.

No começo de outubro, o cantor americano Hank Williams Jr. decidiu comentar uma partida de golfe entre Barack Obama e John Boehner (presidente da Câmara dos Representantes e rival político do presidente americano) e acabou metendo os pés pelas mãos. "Ver Obama junto a John Boehner é como ver Hitler com (o primeiro ministro israelense) Benjamin Netanyahu", disse o cantor à Fox News. O comentário levou Williams a perder uma parceria lucrativa com o canal de esportes ESPN, que usava uma de suas músicas como tema de abertura do Monday Night Football, a tradicional transmissão de futebol americano.

A última polêmica envolvendo uma referência a Hitler aconteceu na noite da terça-feira. O famoso chef novaiorquino Mario Batali, dono dos restaurantes Babbo, Del Posto e Eataly, participou de um evento da revista Time. Ao comentar sobre a crise financeira, Batali comparou os banqueiros de Wall Street com Hitler e Stalin. "As maneiras que os banqueiros manipulam o jeito que o dinheiro é distribuído e tiram o máximo de nossas mãos são tão boas quanto as de Stalin ou Hitler e os caras monstruosos", disse ele.


Em tempos do movimento Ocupe Wall Street, o ataque de Batali contra os banqueiros teve um caráter de protesto, mas a tirada não caiu bem no estômago dos verdadeiros banqueiros que são o público-alvo dos restaurantes de Batali, gastando uma média de US$ 150 por refeição. Muitos dos banqueiros manifestaram-se com comentários em famosos websites de gastronomia, pedindo aos colegas para boicotarem os restaurantes de Batali. O website Eater, por exemplo, chegou a publicar um memorando de um famoso banco de investimento de local, no qual informa a seus funcionários que os recibos de almoços e jantares nos restaurantes de Batali não serão mais reembolsados pela companhia. Outros bancos de investimento prometem evitar os restaurantes de Batali em jantares de confraternização de final de ano.

Amigo de celebridades como Gwyneth Paltrow, Justin Timberlake e Michael Stipe (ex-líder do R.E.M.), Batali movimenta um grande império gastronômico em Nova York. O restaurante Babbo, por exemplo, vive apinhado de celebridades e políticos como Cameron Diaz e Bill Clinton e a espera para se fazer uma reserva pode durar semanas. Diante do furor dos banqueiros, Batali teve que pedir desculpas. "Nunca foi minha intenção de comparar nossa indústria bancária com Hitler e Stalin, dois dos mais terríveis, brutais ditadores da história moderna".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem