celebridades
Ator Javier Bardem vai lançar apelo pelo Saara Ocidental na ONU
Publicidade
DA REUTERS, EM NOVA YORK
O ator espanhol Javier Bardem disse nesta terça-feira que vai apelar ao comitê de descolonização da Assembleia Geral das Nações Unidas para que exija o fim das violações dos direitos humanos no território disputado do Saara Ocidental.
Bardem disse que ainda nesta terça-feira vai discursarperante o Quarto Comitê de Assembleia Geral, que tem 193 países-membros, sobre a questão do Saara Ocidental, antiga colônia espanhola que o Marrocos anexou em 1975.
| Miguel Rajmil/Efe | ||
![]() |
||
| Ator espanhol Javier Bardem durante coletiva de imprensa sobre a situação no Sahara Ocidental |
"Ouvi dizer que qualquer pessoa pode se manifestar como particular", ele disse a jornalistas em coletiva de imprensa.
O Marrocos diz que o Saara Ocidental, um trecho de deserto pouco povoado que possui fosfatos, áreas de pesca e, potencialmente, reservas de petróleo e gás, deve ganhar soberania. O movimento independentista Frente Polisário diz que o Saara Ocidental já é um Estado independente.
A Frente Polisário travou uma guerra de guerrilha contra as forças marroquinas até 1991, quando a ONU mediou um cessar-fogo, ficando entendido que seria realizado um referendo para decidir o destino do território. O referendo nunca aconteceu, e as tentativas feitas desde então para alcançar um acordo duradouro têm fracassado.
"A população do Saara Ocidental sofre sob a repressão movida no interior do território ocupado", disse Bardem em comunicado escrito distribuído na coletiva de imprensa.
"Os moradores sofrem em campos de refugiados no deserto do Saara onde vivem esquecidos há décadas. Mas ninguém dá ouvidos ao sofrimento deles."
Bardem acrescentou que "20 anos atrás foi prometido aos saaráuis um referendo sobre o futuro de seu país. Eles ainda aguardam essa chance para declarar suas posições."
Bardem fez críticas fortes ao governo de seu próprio país e também à França e aos Estados Unidos, que, segundo ele, são aliados do Marrocos e apoiam seus esforços para frustrar os chamados pela autodeterminação dos saaráuis e para que forças de paz da ONU monitorem os direitos humanos.
Diplomatas da ONU dizem que a França, que tem poder de veto no Conselho de Segurança, vem representando o principal obstáculo aos esforços de alguns países para incluir um papel obrigatório de monitoramento dos direitos humanos no mandato da força de monitoramento da ONU no Saara Ocidental, conhecida como Minurso.
gostou? leia também
Publicidade
indicadas pelos leitores
- Alberto Pereira Jr - Datena é vítima de ameaça de homicídio
- Jennifer Lopez é eleita celebridade mais poderosa pela revista "Forbes"
- Tom Cavalcante deve ganhar programa semanal na Band
- Rafinha Bastos diz que ofensas serão inevitáveis em seu novo programa
- Entrevista de Carolina Dieckmann dá recorde de audiência ao "Jornal Nacional"
Livraria da Folha
- 'Freud, me tira dessa!'; autora confessa paixonite por terapeuta
- Autora fala sobre a busca pela 'metade ideal' em tempos de internet
- Inicia contagem regressiva para 5º volume de 'As Crônicas de Gelo e Fogo'
- Febre no You Tube, 'Simon's Cat' vira livro; veja imagens
- Livro conta o que você não quer saber sobre sexo; veja
- 'Amigo terapeuta' pode esconder relação nociva, diz livro







