Celebridades

Príncipe Harry diz se arrepender de não ter falado sobre a morte de Diana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Durante um evento de uma organização de caridade dedicada a questões de saúde mental, o príncipe Harry afirmou ter se arrependido de não ter falado sobre a morte da mãe, a princesa Diana, e como isso o prejudicou por anos.

O príncipe tem hoje 31 anos. Quando sua mãe morreu em um acidente de carro, em 1997, ele tinha apenas 12.

Harry é um dos cofundadores da Head Together, rede criada com o irmão, o príncipe William, e a mulher dele, Kate Middleton, para reunir as principais ONGs de saúde mental do Reino Unido.

LEIA MAIS: Baía de Guanabara ainda não está sepultada': documentarista mostra vida marinha em palco de Jogos
LEIA MAIS: Karen Walsh, a atriz que transformou suas sessões de quimioterapia em festas a fantasia

Encontro teve churrasco e atividades entre os convidados
Encontro teve churrasco e atividades entre os convidados - Royal Foundation/Divulgação

À BBC, Harry disse que o evento em que se abriu sobre sua dificuldade em lidar com a perda de Diana é uma oportunidade de mostrar que qualquer um pode ter problemas mentais, inclusive a realeza.

"Não tem problema sofrer, mas você precisa falar disso. Não é uma fraqueza. Ser fraco é ter um problema e não admitir isso e não resolvê-lo", disse o príncipe.

Personalidades como o ex-jogador de futebol Rio Ferdinand, os velocistas Kelly Holmes e Iwan Thomas e a ciclista Victoria Pendleton também participaram do evento —alguns deles deram relatos sobre como lidaram com problemas como a depressão.

"As pessoas pensam que você tem uma carreira, estabilidade financeira, família, uma casa, todo esse tipo de coisa, e acham que isso é tudo que você precisa e que não tem problemas", afirmou Harry.

O príncipe comentou sobre o impacto da morte de Diana enquanto conversava com Ferdinand durante o evento: "Sabe, realmente me arrependo de nunca ter falado sobre isso".

O ex-jogador é pai de três filhos com Rebecca Ellison, que morreu de câncer no ano passado, e falou para Harry sobre como lidar com a morte de um ente querido.

"Ele (Harry) passou por diferentes estágios em sua vida pelos quais meus filhos passarão também", disse Ferdinand. "Saber um pouco mais de sua experiência é muito gratificante e educativo."

À BBC, Harry disse ser "muito fácil para uma pessoa olhar para alguém como Rio Ferdinand e dizer: você ganha todo o dinheiro do mundo, é um jogador bem-sucedido, tem carros incríveis".

"Mas, no fim das contas, a mulher foi arrancada dele muito cedo. Claro que ele vai sofrer, não importa se ele tem um emprego maravilhoso."

Evento é oportunidade de mostrar que qualquer um pode ter problemas mentais, disse Harry
Evento é oportunidade de mostrar que qualquer um pode ter problemas mentais, disse Harry - Royal Foundation/Divulgação

​Campeão europeu dos 400m, Thomas contou ao príncipe que sofreu ao ter de encerrar sua carreira cedo devido a lesões.

Harry também conversou com a atleta Kelly Holmes, que disse ter enfrentado problemas mentais após se lesionar antes da Olimpíada de 2004, na qual ganhou a medalha de ouro nos 800 e 1.500 metros rasos.

"Tive depressão ao longo de toda minha carreira como atleta. Ninguém sabia pelo que estava passando. Estava me tratando (da lesão) e chorava. As pessoas pensavam que era porque o tratamento era difícil. Só falei mais abertamente sobre isso nos últimos três ou quatro anos."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias