Celebridades

Kendall Jenner e Naomi Campbell participam de festa tirando sarro de bairro violento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As modelos Kendall Jenner, 20, e Naomi Campbell, 45, estão sendo alvo de críticas nos Estados Unidos.

Junto a outros representantes da alta sociedade da costa leste americana, elas participaram de uma festa no South Bronx, em Nova York, organizada por empreendedores do setor imobiliário. A informação é dos sites "Curbed", "Quartz" e "The Real Deal".

Os organizadores da festa são responsáveis por um projeto de duas torres com 1.200 unidades de venda, um projeto arquitetônico chamado "The Piano District". O evento, que aconteceu no Halloween, foi uma ação publicitária para o empreendimento.

Além das críticas ao projeto por incentivar a gentrificação (quando populações pobres são expulsadas de bairros carentes por empreendimentos não acessíveis a elas, que elevam os preços da região), a festa brincou com o passado violento da região.


O mote do evento foi "#BronxIsBurning" ("Bronx está queimando"), em referência a incêndios dos anos 1970 que devastaram o bairro. Carros destruídos por fogo decoravam o local, além de fogueiras em latas de lixo, normalmente usadas nos Estados Unidos por moradores de rua.

Após a festa, os convidados voltaram para as áreas nobres de Manhattan em ônibus escolares amarelos, transporte público usando por estudantes americanos.

O cartunista Edgardo Miranda-Rodriguez, que sobreviveu a um dos incêndios do Bronx, comentou o caso no Instagram (veja abaixo o texto traduzido) e postou um quadrinho que fez inspirado na sua história.


Escapei do meu prédio em chamas quando eu tinha seis anos. Vivia no South Bronz perto da Burnside Avenue (profética coincidência). Fui resgatado pela meu vizinha. O filho dela me carregou pela escada de incêndio enquanto meu irmão e nossas mães vinham atrás. Muitos prédios queimaram, famílias morreram e nós fomos deslocados. Décadas depois usei isso para criar uma história de fundo para o nosso personagem LAK6, da DMC Makes Comics.

Na nossa segunda 'graphic novel', nós acrescentamos um vilão queimando prédios também. Eu sobrevivi ao South Bronx quando ele queimou. Ajudo a contar histórias que nos lembram dessa era, mas eu não tiro sarro disso. #BronxIsBurning não é uma festa de um empreendedor, foi minha vida. Não é o 'Piano District', é o meu ponto de origem. - Edgardo Miranda-Rodriguez


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias