Celebridades

Em tom homofóbico, tenista ucraniano diz que não há gays no top 100 masculino, mas no feminino...

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Número 60 no ranking mundial, o tenista ucraniano Sergii Stakhovski não tem dúvidas: não há gays entre os homens do top 100 da ATP (Associação de Tenistas Profissionais), já entre as mulheres...

"Se alguém é diferente, ele se destacaria dos outros, não? Em um vestiário onde metade dos rapazes anda nu ou de toalha, você veria algo diferente, certo? Eu acredito que você sente se alguém é gay. Acho que os jogadores saberiam, nós passamos muito tempo no mesmo vestiário", disse em entrevista ao "USA Today".

De acordo com o ucraniano, os tenistas falam muito entre si e o segredo de um jogador enrustido seria revelado rapidamente, caso existisse. Stakhovski deu a entrevista durante o Aberto dos Estados Unidos, último Grand Slam do ano, que reúne os 128 melhores jogadores do circuito em atividade.

Porém, ainda de acordo com Stakhovski, a situação é bem diferente entre as mulheres do circuito: "Tenho um ótimo relacionamento com as jogadoras da WTA [Associação de Tênis Feminino], então, eu sei como seus vestiários são", disse, citando treinadores homens, seus amigos, como fonte de muitos rumores lésbicos. O jogador disse que várias jogadoras são lésbicas.

Crédito: Alex Goodlett/Getty Images/AFP NEW YORK, NY - AUGUST 31: Sergiy Stakhovsky of Ukraine reacts during his Men's Singles First Round match against John Millman of Australia on Day One of the 2015 US Open at the USTA Billie Jean King National Tennis Center on August 31, 2015 in the Flushing neighborhood of the Queens borough of New York City. Alex Goodlett/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
O tenista ucraniano Sergii Stakhovski em ação no Aberto dos Estados Unidos

O ucraniano jura que "não tenho nenhum problema com isso", mas já falou a uma publicação ucraniana que não gostaria que suas filhas seguissem a profissão de tenista e vivessem neste ambiente.

Os comentários de Stakhovski repercutiram mal, sobretudo porque ele integra o conselho de jogadores da ATP. Em declaração feita na última quinta-feira (3), seu presidente, Eric Butorac, disse que os jogadores "se tornaram grandes apoiadores dos direitos dos gays", mas que o tenista não seria suspenso por suas declarações polêmicas.

A ex-tenista e comentarista da ESPN americana Rennae Stubbs, parte do Athlete Ally, grupo de atletas LGBT e heterossexuais que estimulam a inclusão nos esportes, classificou os comentários de Stakhovski como "tolos".

"Como uma pessoa que esteve assumida durante metade de sua carreira, nunca tive um momento no vestiário em que pensei sobre a pessoa ao meu lado. É uma declaração estúpida. É incoerente dizer que metade das jogadoras são lésbicas. Isso é completamente errado e eu acho absurdo ele continuar no conselho da ATP", declarou também ao "USA Today".

"Nós temos muito mais tenistas mulheres assumidas, então temos um ambiente de respeito [na WTA]. A Associação de Tenistas Profissionais não teve isso. Ela precisaria de um Jason Collins [primeiro jogador em atividade na NBA a assumir sua homossexualidade], uma pessoa corajosa que se assumisse e estivesse confortável com isso", completou.

Para o americano James Blake, também parte do Athete Ally, "a chance de não ter nenhum gay no tênis masculino é minúscula. Você está enganando a si mesmo."


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias