Propaganda com Preta Gil enfurece internet ao associar cólica a 'mimimi'; veja
Um comercial do analgésico Novalfem se tornou o novo inimigo da internet —especialmente no lado feminino— ao sugerir que reclamar da dor de cólicas menstruais é "mimimi".
A expressão é normalmente usada para lamentos excessivos ou frescura.
Na mais recente polêmica do mundo publicitário, depois do barulho causado por uma propaganda com casais gays de O Boticário, consumidores reclamam que a associação subestima a dor física das mulheres, em alguns casos acompanhada de sintomas mais graves, como vômitos e desmaios.
Intitulada "#SemMimimi", a campanha foi desenvolvida a partir de um estudo segundo o qual 75% das mulheres deixam de cumprir obrigações e 58% abrem mão de algo que gostam por causa das dores menstruais, de cabeça e enxaquecas, de acordo com o site "Propmark", especializado em publicidade.
A versão para a TV da peça é estrelada por Preta Gil. No vídeo, ela interpreta um jingle dançante e convoca as mulheres "que não têm tempo para 'mimimi' e lamento" a curtirem a balada.
O Facebook da marca, controlada pelo laboratório Sanofi, recebeu uma avalanche de críticas ao comercial. A maioria delas define a peça como "machista" e "insensível".
Procurado, o Sanofi afirmou que a proposta da propaganda é tratar o desconforto das mulheres "de forma leve" e "valorizando, inclusive, a vontade delas de superá-lo".
A empresa disse ainda que o Novalfem é indicado para dores de cabeça, cólicas menstruais e enxaquecas com intensidades de leve a moderada e que trata a dor como "coisa séria", independentemente do tipo.
"Em nenhum momento, se pretendeu subestimar o impacto dessas dores ou desrespeitar quem as sente", diz o grupo, em nota.
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