Celebridades

'I'm sorry, eu não devo nada', diz Eike Batista na TV

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois de meses sem declarações públicas, o ex-bilionário Eike Batista reapareceu para falar, pela primeira vez na TV, sobre a queda de seu império —que chegou a ser o mais valioso do Brasil e oitavo do mundo— e avisa: "I'm back".

No "Mariana Godoy Entrevista" (RedeTV!), exibido nesta sexta-feira (5), o empresário disse que errou ao "apostar demais no petróleo", especialmente em relação ao investimento na Bacia de Campos, no Rio, local conhecido pela alta taxa de sucesso de extração, mas que não funcionou para sua companhia, a OGX.

"Eu fracassei. Eu apostei nessas áreas. A produtividade não era o que eu imaginava, e perdemos. Perdemos todos juntos. Mas o maior perdedor nessa história fui eu."

Ele afirmou ainda que acertou todas as suas contas "o mais rápido possível" ao saber do início da crise, há dois anos, e que pagou, inclusive, sua última dívida com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) na última segunda (1º).

"Eu não devo nada ao BNDES. A vocês contribuintes, i'm sorry [me desculpem], eu não devo nada."

O que sobrou? "É o suficiente para recomeçar", segundo ele.

Crédito: Fernanda Simão/Divulgação/RedeTV! Eike Batista é entrevistado no "Mariana Godoy Entrevista" (RedeTV!)
Eike Batista é entrevistado no "Mariana Godoy Entrevista" (RedeTV!)

BENS APREENDIDOS

Eike responde a um processo judicial por crimes contra o mercado de capitais. Ele é suspeito de ter cometido "insider trading" (negociação de ações com informação privilegiada) e manipulação de mercado na venda de ações da OGX.

A pedido do Ministério Público Federal, que apresentou em setembro de 2014 uma denúncia contra o empresário, teve bens bloqueados pela Justiça, em fevereiro deste ano.

"Foi um choque, mas tivemos consciência de que a justiça seria feita, e foi. Rapidamente a injustiça foi corrigida e tivemos nossos bens de volta."

Ele disse ter se sentido "violentado" ao saber que o juiz do caso, Flávio Roberto de Souza, dirigiu um de seus carros apreendidos, um Porsche Cayenne.

REINVENÇÃO

O empresário, que no ano passado, assinou uma associação com uma companhia farmacêutica sul-coreana especializada em medicamentos para impotência, garantiu que já está "começando de novo.

Se os novos projetos se provarem negócios de sucesso, será a terceira vez em que Eike terá conseguido se reinventar no mercado.

Antes de criar o grupo EBX, ele fundou a mineradora de ouro TVX no Canadá, em 1980, mas foi forçado a sair da companhia em 2001 depois que o valor das ações despencou 90%.

O ex-bilionário afirmou que não descarta concorrer, no futuro, a um cargo político. "I don't know [eu não sei], quem sabe?"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias