Celebridades

Paula Fernandes grava música de Sinatra e quer ir além do sertanejo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando Frank Sinatra gravou, em 1958, "Brazil" —versão em inglês de "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso—, Paula Fernandes não era nem um projeto de gente.

Nascida em 1984, a cantora agora divide os vocais da canção com o cantor americano morto em 1998 graças a uma mixagem em estúdio, claro.

A faixa está no disco "Encontros pelo Caminho", recém-lançado por Paula para reunir músicas feitas ou gravadas com convidados. O álbum saiu com 200 mil cópias vendidas, que se juntam às mais de 3,7 milhões que já vendeu em toda a carreira.

Crédito: Alexandre Rezende - 2.out.2014/Folhapress Paula Fernandes posa com banjo em estúdio de Belo Horizonte
Paula Fernandes posa com banjo em estúdio de Belo Horizonte

Em 2013, na lista dos dez discos mais comprados no país, três eram da mineira, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Disco.

Mais do que o caráter póstumo da parceria com Sinatra, o que chama a atenção, contudo, é ouvir a cantora, conhecida pela música sertaneja, interpretando um jazz.

"Quem diria que cantando música sertaneja, que é a minha origem e eu tenho orgulho dela, faria esse dueto? Mas eu sou uma representante da música popular brasileira", diz Paula à Folha.

É assim, não limitada ao sertanejo, que ela espera ser entendida no meio musical.

Perto de clássicos caipiras como "Romaria" (com Tânia Mara) e "Tristeza do Jeca" (com Sérgio Reis e Renato Teixeira), o disco traz doses de pop.

Com o americano Michael Bolton –o da balada "When a Man Loves a Woman"–, canta, por exemplo, a clássica "Over the Rainbow". Há também gravações com os latinos românticos Juanes e Chayanne e com a americana Shania Twain, conhecida por misturar country e pop.

Em 2011, gravou a faixa "Long Live" com a pop star Taylor Swift –canção mais bem-sucedida entre as parcerias internacionais de Paula.

No álbum, a parceria de que mais se sente falta, porém, é a com Roberto Carlos. O material não pôde entrar, segundo a assessoria do cantor, por falta de liberação da TV Globo, responsável pelo especial de final de ano em que se encontraram em 2010.

O show com o Rei alavancou instantaneamente a carreira de Paula, iniciada aos oito anos. "[Naquele dia], desci do palco, fui atravessar a rua e alguém gritou: É ela'. Mudou. Dali em diante minha vida mudou", conta a artista, que começou cantando em restaurantes de Belo Horizonte.

Na mesma velocidade com que a fama veio depois do show com Roberto Carlos, também correram os boatos –negados por ambos– de que seriam namorados. "As pessoas são carentes de contos de fadas", diz.

"Meu estilo de vida é muito simples, caseiro. Diante do meu silêncio, acabam inventando um monte de coisas", avalia. Ela namora o dentista Henrique do Valle, que vive em Brasília.

Encontros pelo Caminho
Paula Fernandes
cd
Comprar

O namoro na ponte aérea é só um detalhe na agenda lotada. Paula tem casa em Belo Horizonte, mas gosta de dizer que mora "no céu", sempre voando entre um compromisso e outro. Em média, faz 130 shows por ano e diz arranjar tempo também para aulas de inglês e piano.

Para completar, é a sua própria empresária há dois anos, desde que decidiu deixar a produtora Talismã, do cantor Leonardo, e fundou a sua empresa, Jeito de Mato.

Como a empresária enxerga a cantora? Ela responde falando de si como Pelé, na terceira pessoa. "A Paula Fernandes tem uma personalidade muito forte. É original, então é isso que a gente tem que trabalhar. É o que eu gosto nela."

ENCONTROS PELO CAMINHO
ARTISTA Paula Fernandes
GRAVADORA Universal Music
QUANTO R$ 30 (CD duplo e DVD; cada um); R$ 20 (CD)

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias