Celebridades

José Wilker estreia na direção com "comédia híbrida"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi durante as filmagens de "Giovanni Improtta", que marca sua estreia como diretor, que José Wilker, 65, se deu conta da dimensão do personagem que volta a interpretar, depois do sucesso na novela "Senhora do Destino" (2004).

"O Giovanni é uma soma de vários personagens que eu já fiz", diz o ator e diretor, que recebeu a Folha em sua casa.

Crítica: Riso não sai em filme "Giovanni Improtta", que desperdiça bom personagem

"Ele tem a picardia e a ingenuidade do Lorde Cigano [de "Bye Bye Brasil"], tem o arrivismo e a ânsia populista do Tenório Cavalcanti [de "O Homem da Capa Preta"], tem um pouco de Roque Santeiro, do coronel Belarmino [da novela "Renascer"]."

Crédito: Divulgação José Wilker em cena do filme "Giovanni Improtta"
José Wilker em cena do filme "Giovanni Improtta"

Essa mistura se reflete na estrutura do roteiro, fazendo com que o filme seja uma "comédia híbrida", na definição do produtor Cacá Diegues, 72.

"Como toda coisa híbrida, rende muito mais do que o puro. O puro não tem futuro, dali não sai nada. A comédia híbrida permite percorrer vários caminhos. Essa ausência de gênero é uma coisa extremamente moderna, e acaba sendo muito importante para o cinema brasileiro."

Parceiro de longa data de Diegues --desde "Xica da Silva" (1976), fez cinco filmes dirigidos por ele--, Wilker quis repetir a dobradinha, mas o cineasta se negou a dirigir.

"Estava na hora de ele estrear como diretor. O Wilker é um cinéfilo, filmou muito, fez muita televisão, certamente deve ser um grande diretor. Além disso, é um personagem que ele inventou."

O ator diz que resistiu à ideia e que o processo de dirigir e protagonizar o longa "foi muito difícil". Para facilitar, chamou velhos amigos.

"Eu me cerquei de pessoas nas quais tenho absoluta confiança. É evidente que eu dirigi o elenco, mas não tenho muito o que dizer para Hugo Carvana, Milton Gonçalves, Othon Bastos, Jô Soares. Não vou dirigir esses caras."

Segundo Wilker, a decisão de voltar ao bicheiro de fala excêntrica criado por Aguinaldo Silva se deu porque ele via no personagem um reflexo das mudanças por que passa o Rio.

"Giovanni, de alguma maneira, espelhava o Rio que estava nascendo, a ascensão de uma certa classe que não é aceita pela aristocracia carioca, mas que é a classe que impulsiona o novo Rio."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias