Celebridades

Matheus Nachtergaele faz balé para viver Joãosinho Trinta no cinema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para interpretar Joãosinho Trinta no cinema, Matheus Nachtergaele vem fazendo aulas de balé para "adquirir a postura altiva" desse ícone do Carnaval. O longa, chamado de "Trinta", deve estrear no início do ano que vem --as filmagens começam em 20 de abril.

"O filme retratará seus dias como bailarino, sua ida para o Salgueiro e sua estreia como carnavalesco", conta o ator. Ele também diz que a morte de Joãosinho, em dezembro de 2011, durante o processo de preparação do longa, transformou o projeto em um "registro amoroso" e em uma "homenagem comovente".

No elenco de "Trinta" também estão o ator maranhense Dionisio Neto (das novelas "Morde e Assopra" e "A Favorita") e a cantora Alcione. A direção é de Paulo Machline.

Crédito: Rafael Andrade/Folha Imagem Matheus Nachtergaele (foto) diz que faz aulas de balé para adquirir a postura de Joãosinho Trinta
Matheus Nachtergaele (foto) diz que faz aulas de balé para adquirir a postura de Joãosinho Trinta


LEIA BATE-PAPO COM MATHEUS NACHTERGAELE:

Guia Folha - O que mais te chamou a atenção na vida do Joãosinho?
Matheus Nachtergaele - Joãosinho foi um autodidata. Desde a infância, se interessou por teatro, ópera, e frequentava bibliotecas públicas em São Luis do Maranhão; lia Shakespeare desde novinho. Quando chegou ao Rio, apesar das dificuldades, entrou para o corpo estável de balé do Theatro Municipal, e, ali, além de dançar, fez cenários e adereços.

Depois passou a trabalhar no Salgueiro, e, em 74, assinou seu primeiro Carnaval! Tornou-se o carnavalesco Joãosinho Trinta que tanto amamos e ganhou seu primeiro título de campeão. Talento genuíno, trabalhador fervoroso e incansável. É um dos gênios maiores desse país. As dificuldades o perseguiram até o fim da vida, mas João nunca desistiu: quando faleceu estava em atividade, no Maranhão.

Como foi o processo de adaptação ao personagem? O que foi mais difícil?
Tem sido muito emocionante entrar em contato com Joãosinho e sua obra. Tenho estudado sua vida e seus desfiles através de livros, entrevistas e (poucos) documentários. Um deles é "A Raça Síntese de Joãosinho Trinta", de Paulo Machline, diretor também do longa e amigo de João.

Além disso, tenho feito aulas de balé para adquirir a postura altiva do João, pois o filme retratará seus dias como bailarino, sua ida para o Salgueiro e sua estreia como carnavalesco. O mais louco para mim foi Joãosinho falecer durante o processo de preparação do longa, que agora se torna um registro amoroso, uma homenagem mais comovente a ele. De onde ele estiver, espero que abençoe nossa sincera homenagem.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias