Bichos

Filhote de tigre siberiano acha nova família após ser rejeitada pela mãe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após ser rejeitada pela mãe, uma filhote de Tigre Siberiano (Panthera tigris altaica), batizada de Zoya, foi transferida para o Oklahoma City Zoo (Zoológico da Cidade Oklahoma, em tradução livre), nos EUA, na última sexta (21).

A tigresa nasceu no zoológico da Philadelphia no último dia 10, filha de Grom, um tigre de 9 anos, e Koosaka, de 10 anos. A mãe teve uma ninhada de 5 filhotes, algo incomum para a espécie. Um dos filhotes foi acidentalmente machucado por Koosaka e não resistiu; outro animal teve um grave problema intestinal e também morreu.

Dos três irmãos sobreviventes, Zoya (cujo nome significa "vida", em Russo) foi a única rejeitada pela mãe. A rejeição de um ou mais filhotes é comum quando a tigresa tem sua primeira ninhada, assim como Koosaka.

Preocupados com a interação social da pequena, a equipe do zoológico de Philadelphia decidiu que seria melhor tentar inseri-la em outra família de Tigres. "Com essa filhote avulsa, nós sabíamos que a melhor opção seria encontrar uma oportunidade para que ela crescesse com outros tigres", diz Andy Baker, Diretora de operações do zoológico.

Por sorte, uma ninhada de três tigres-de-sumatra havia nascido apenas um dia antes de Zoya no zoológico da cidade de Oklahoma. Especialistas envolvidos com o Plano de Sobrevivência das Espécies de Tigres, da Association of Zoos and Aquarium (Associação de Zoológicos e Aquários, em tradução livre) decidiram que a transferência da tigresa rejeitada seria uma boa ideia.


O processo de entregar o filhote rejeitado para uma nova família é conhecido em inglês como "Cross-fostering" e só pode ocorrer quando mãe tem uma ninhada com a mesma idade do bebê adotado –isso diminui ao risco de uma segunda rejeição. A adoção só pode ser considerada bem-sucedida quando a mãe começa a cuidar e alimentar o novo integrante da família.

SUCESSO 

Depois de mais de uma semana sendo alimentada pela equipe do zoológico da Philadelphia, Zoya foi aceita definitivamente pela nova mãe, Lola –ela e os outros três "irmãos", entretanto, permanecem em um cativeiro monitorado para maior segurança.

No período de seis a oito semanas, os filhotes já estarão suficientemente grandes para explorarem o zoológico.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias