Bichos

Ioga com cabras, a última moda nos Estados Unidos


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Adonna Ebrahimi se alonga em seu colchonete de ioga tentando manter a postura da cobra, enquanto duas cabras bebês se equilibram em suas costas.

Bem-vindos à "ioga com cabras", a última moda nos Estados Unidos: jovens e idosos fazem fila para participar destas aulas populares que deixam os participantes não só dizendo "namastê", mas também gargalhando.

A nova modalidade é realizada em sítios pelo país com cabras anãs nigerianas - cabras em miniatura da África Ocidental - que vagueiam enquanto os praticantes de ioga fazem suas rotinas de exercícios.

"No início eu tinha um pouco de medo porque não sabia se as cabras iam pular nas minhas costas", diz à AFP Ebrahimi, depois de participar de uma aula nos arredores de Los Angeles.

"Mas depois que você está lá e sente o calor do animal, e você está no pasto, sob o sol, com as árvores e o céu azul em volta, você se sente relaxado e em paz", conta Ebrahimi, de 53 anos.

Cerca de 20 pessoas e 15 cabras - 11 filhotes e quatro mães - participaram desta aula ao ar livre.

Enquanto a instrutora Meridith Lana estimulava os participantes a "exalar", "contrair o abdome" e "ficar atento à postura", ouvia-se ao fundo o balido dos animais, que pulavam nas costas dos alunos, comiam seus cabelos e barbas e lambiam seus rostos.

Alguns também responderam o chamado da natureza.

'NÃO TEM PREÇO'

"São adoráveis e amigáveis", diz Lana após a aula. "É verdade que elas comem seu cabelo e deixam 'presentes' no seu colchonete, mas é tudo muito divertido".

"A terapia que você encontra aqui não tem preço", acrescenta.

Danette McReynolds, cuja família é proprietária das cabras, explica que decidiu aceitar a proposta de acolher as aulas para arrecadar dinheiro para sua filha de 16 anos e uma amiga, que planejam expor os animais em um evento em Wisconsin neste verão boreal.

"Nós não sabíamos se as aulas iriam bem, mas decolaram, estamos com todos os lugares ocupados", disse. "As pessoas adoram. Elas abraçam as cabras e relaxam".

Lana assegura que interagir com as cabras é uma experiência similar a brincar com um animal de estimação, atividade que alivia o estresse e faz as pessoas se sentirem melhor, conforme foi demonstrado em estudos clínicos.

"A felicidade que as cabras proporcionam é ótima", disse. "Todos os animais são terapêuticos, mas as cabras têm algo que é simplesmente incrível".

"Você pode estar na postura da criança e de repente você não consegue se levantar porque tem uma cabra nas suas costas. Se tem uma coisa que essas cabras fazem é permitir que você esteja mais consciente", afirma.

Vários de seus alunos disseram que, embora as cabras tivessem se metido no meio de alongamentos e posturas de ioga, elas eram uma distração bem-vinda, que faz com que os participantes riam e queiram voltar depois.

"Foi pura liberação de tensão e frustração", disse Judy Waters, que participou de uma aula com seu marido e vários outros amigos, um dos quais estava comemorando seu aniversário.

"Você não pode ficar de mau humor quando há um monte de cabras bebês em volta de você, trepando por aí e repartindo ternura", afirmou.

Houve, ainda, um bônus adicional: "Eu não pensei no governo em Washington nenhuma vez durante essa hora inteira", riu Waters. "Eu faria isso todas as semanas, se pudesse", completou Waters.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias