Bichos

Leão e cerca de 23 mil espécies estão ameaçadas de extinção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Leões, caranguejos e a mais rara espécie de leão-marinho do mundo estão entre as cerca de 23 mil espécies em risco de extinção, alertou uma organização que cataloga a preservação das espécies nesta terça-feira (23).

Em uma atualização da sua "lista vermelha" de espécies ameaçadas, a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) parabenizou alguns avanços em salvar espécies ameaçadas de extinção, como aconteceu caso do lince ibérico espanhol.

Mas, advertiu, esses sucessos foram ofuscados por declínios em uma variedade de espécies, com 22.784 animais e plantas ameaçadas de extinção.


"A natureza está se tornando cada vez mais vulnerável", advertiu a chefe da UICN, Inger Andersen, pedindo maiores esforços para salvar as espécies que estão no limite.

Apontando sucessos no aumento das populações de lince ibérico, criticamente ameaçado há muito tempo, e de lobo-marinho de Guadalupe, ela insistiu que "conservação eficaz pode produzir excelentes resultados."

Após seis décadas de declínio, a população do lince ibérico, que era considerado o felino mais ameaçado do mundo, tem visto os seus números subir de apenas 52 linces adultos em 2002 para 156 uma década mais tarde, disse a UICN.

Trabalho intensivo para restaurar as populações de coelho que os felinos predam, juntamente com o monitoramento de aprisionamento ilegal e a procriação em cativerio permitiu que a espécie saísse da categoria de "perigo crítico" para "em perigo" na lista vermelha, disse.

O lobo-marinho de Guadalupe, que foi duas vezes tido como extinto devido à caça excessiva, no final de 1800 e no início dos anos 1900, também viu o seu número aumentar, disse a UICN.

Uma série de outros mamíferos, entretanto, se saiu muito pior, devido à caça e à destruição de seus habitats naturais.

O leão permanece listado como vulnerável a nível global, com a sua subpopulação da África ocidental listada como "criticamente em perigo" devido ao excesso de caça e a quantidade cada vez menor de presas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias