Bichos

Novas espécies de lagartixas são descobertas em região remota da Austrália

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de cientistas da Austrália descobriu duas novas espécies de lagartixas em uma região remota da península de Cape York, no extremo nordeste da Austrália, informaram nesta quinta-feira (30) fontes acadêmicas do país.

O líder da expedição científica, Conrad Hoski, pesquisador da Universidade James Cook, descobriu as espécies no planalto de florestas da cordilheira de Cape Melville, a cerca de 170 quilômetros da cidade de Cooktown.

Hoskin explicou que as duas espécies estavam escondidas em uma área de montanha isolada e remota, rodeada por grandes formações de rocha, segundo um comunicado da Universidade James Cook.

As duas lagartixas já foram batizadas oficialmente e descritas na última edição da revista científica "Zootaxa", com o que Hoskin acumula cinco espécies de animais descobertas em Cape Melville.

Para Hoskin, a cordilheira Melville ficou muito isolada do resto do mundo por milhões de anos e por isso "provavelmente tem a maior quantidade de espécies de animais únicas por área que qualquer outro lugar da Austrália".

Os nomes científicos dos dois animais, Carlia wundalthini e Glaphyromorphus othelarrni, foram escolhidos por líderes aborígines da região.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias